quarta-feira, 11 de março de 2009

AInda há muito o que se DiScutir


Santos já foi chamada de "a capital da aids",com o maior número de casos em relação a população no Brasil. Nos últimos 5 anos os casos sofreram queda de 50% e atualmente a cidade é exemplo nacional no combate,prevenção e tratamento ao HIV. Parte desse sucesso deve-se ao Centro de referência em AIDS(CRAID) onde são atendidas cerca de 2600 pacientes e ao Núcleo Integrado da Criança(NIC),especializado no tratamento de gestantes e crianças soropositivas.

Hoje as pacientes mais antigas(em sua maioria) se juntaram num encontro informal, junto com a equipe que realiza o tratamento, para discutir os problemas atuais, relembrar os tempos de luta e dar início ao que provavelmente será uma série de encontros, e eu felizmente tive a oportunidade de acompanhar esse encontro.

Confesso a minha ignorância em muitas das dificuldades atuais dos soropositivos, e também confesso que tinha uma imagem deturpada ao imaginá-los, aquela visão de uma pessoa magérrima e pálida. A situação é completamente diferente. Dificilmente (para não dizer que é impossível) você reconhecerá tal pessoa no meio das outras, se não lhe contarem. É extremamente admirável a força dessas mulheres, suas histórias de vida,a luta de algumas soropositivas a 15,17,20 anos.

No início dos casos no Brasil, nos anos 80, a batalha era por medicamentos e atendimentos. Hoje em dia, felizmente, os remédios são gratuitos e em geral não falta atendimento, inclusive psicológico. Mas ainda há muito o que se discutir e procurar soluções. Os efeitos colaterais dos remédios, por exemplo, ainda costumam ser muito fortes, provocando resistência ao tratamento. Contrariando a versão preconceituosa que muitas pessoas ainda tem na mente, uma das possíveis consequências é a lipodistrofia, ou seja, acúmulo de gordura. Outras dificuldades são: a resistência ao tratamento por parte de muitos jovens, se assumir(para a família e para a sociedade), qual o momento de contar que se é soropositivo ao parceiro(a) e para os filhos(contar ser soropositivo para filhos soronegativos,ou contar aos filhos que são soropositivos).

Vale sempre lembrar (desculpa mas tem gente pra tudo) que não se pega beijando ou utilizando os mesmos objetos ou lugares. É comum o pensamento de que "isso não acontecerá comigo", só com os outros, mas a maioria dos casos de contaminação ocorre com parceiros fixos, e não em casos de uma noite. Dois terços do número total de contaminados NÃO sabe que tem AIDS. Portanto, aos usuários de drogas injetáveis, não compartilhem seringas, e para as relações sexuais, camisinha sempre. Prevenção é sempre o melhor remédio.

5 comentários:

  1. \o/ Nappolitano devolta! E com um assunto de etrema relevancia!

    Apesar de não compartilhar dos medos e dos cuidados que pessoas ativas sexuais possuem. Me preocupo sim com a história de vida dessas pessoas que tentam se recuperar e se estabelecer em uma sociedade hipócrita e pré-conceituosa! A aids é transmissível apenas em casos peculiares citados acima, agora um mal muito maior é muito mais contagioso o pré-conceito excelente retorno Paula! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. po, lembro sim!
    vou colocar o link aqui para o seu tb.
    valeu pela visita e pelo comentario.
    bem vinda lá :D

    beeijao.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Realmente, é bom ver que aqui tão perto temos iniciativas que dão certo, pena não ser mais divulgada pelo poder Municipal de Santos.
    Otimo blog, com textos fantasticos, parabens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog !!!

    Tudo por aqui é muito bom !!!!

    Beijo,

    Solange

    Qdo der vá conhecer meu blog também :

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É mesmo Paula, é muito difícl reconhecer um soropositivo! A gente só descbrem se contarem.. Já aconteceu comigo uma vez.. Dps q me contaram q a moça que eu tava conversando passava necessidades e talz, e que era soropositiva! E é incrível como mt gente acredita que isso se pega por qualquer contato. Isso só serve pra atrapalhar, ja que o soropositivo fik com vergonha de contar ou iniciar um tratamento! Precisamos evoluiir!!!

    ResponderExcluir