terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vida longa ao blog!


Há tempos venho relutando em criar um blog, primeiro pelo medo de abandoná-lo, como outras páginas pessoais, e depois pela chateação necessária de uma publicidade, ao menos no seu início(assim se espera). E, como primeiro post, falarei(escreverei?postarei?) sobre eles, os blogs.

Quando surgiu, os blogs eram comumente chamados de "diários virtuais", em alusão aos antigos diários pessoais. Mas acho que a comparação não é válida, visto que diários pessoais não existem para serem vistos, ao contrário dos blogs. E por mais que seja a intenção, a sinceridade e a despretensão dos diários não se repete nos blogs.

Agora a situação é bem diferente, não só se multiplicaram os blogs como as suas "funções". Há muitos especializados em um único tema: música, culinária, política, economia, futebol, esportes, celebridades, moda , beleza, humor, tecnologia, cinema e por aí vai. Há também os de crônicas, literatura, poesia, nos quais muitos aspirantes a escritor mostram suas aptidões.

Dias atrás, a Folha de São Paulo publicou que algumas empresas, durante seu processo de seleção, já exigem que os pretendentes a cargos possuam blogs, com a justificativa de analisar seus textos, suas críticas, sua posição em relação ao mundo. Eu hein! Pode até ser interessante, mas sai o possível relaxamento em escrever para os blogs e entra a vontade de impressionar.

Ainda há correntes que defendem os blogs como uma forma de "jornalismo-cidadão", como se não houvesse todo um trabalho de seleção, apuração, enquadramento, etc, sem falar na credibilidade. Mas isso vale uma discussão à parte.

O meu, que começa hoje, não sei exatamente qual linha seguir, provavelmente será uma mistura de assuntos, por isso o título do blog. Estabeleci o compromisso comigo mesma de tentar escrever pelo menos uma vez por semana, e espero por vezes conseguir um pouquinho mais do que apenas entreter. Boa leitura!

5 comentários:

  1. começa assim; a gente se compromete a escrever uma vez por semana, mas dali a algum tempo já tamos com um ritmo natural nosso, seja o de escrever mais ou menos que isso. tenho blog desde os meus 11 anos e várias fases já passaram, obviamente. de diarinho, passando por contos e fatos regionais até poemas.
    é bom ter um. seja pra expressar o que se pensa ou somente pras pessoas terem uma idéia melhor de você. aliás, fiquei sabendo que em alguma matéria dos próximos semestres nós vamos ter que fazer um, então é melhor que já esteja feito, né?

    beijo, moça, até a uff o/

    ResponderExcluir
  2. Nappolitano! Ótimo nome PPP vida longa msm!
    Que a mistura por aqui seja legal! Abç!

    ResponderExcluir
  3. uii abalo ein, adorei, parece com a jornalista importante dos meus sonhos :]

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula...(aqui é a prima da Paulinha!
    legal seu blog.. está começando super bem!
    Vou linkar ao meu..
    depois dá uma passada lá!!
    Beijão e VIDA LONGA AO BLOG...

    ResponderExcluir
  5. Gostei do título. Faltou um P para completar o nome.

    Muito bom, xará.
    Obrigado pelo apoio no Em Choque.

    Beijos.

    ResponderExcluir